top of page

As três lições que seu Zezão me ensinou sobre experiência de consumo na Chapada Diamantina

Quando os conceitos sobre marketing e o próprio mercado se tornam complexos, muitas vezes é do simples que tiramos os melhores insights para encantar o consumidor e levar ele à decisão de compra.


Recentemente retornei de uma viagem para o Vale do Capão na Chapada Diamantina. Além de um ótimo lugar para se reconectar com a natureza, descobri também que era um ótimo lugar para reconhecer ideias que no mundo corporativo é tido como caro, secundário ou só a cereja do bolo. Assim acontece, às vezes, com o marketing sensorial e o marketing de experiência. Já no Vale do Capão, interior da Bahia, tem homens e mulheres de negócios que andam descalços e fazem dessas estratégias o recheio do bolo que eles vendem.

Ensaio fotográfico de homem, produtor de café orgânico no Vale do Capão - Chapada Diamantina (BA), sorrindo a luz do dia em sua loja simples, mas com lições de marketing e experiência de consumo

Seu Zezão – Produtor de Café da Chapada Diamantina (BA)

Uma dessas pessoas que conheci e provei da receita do seu bolo para uma experiência de consumo de sucesso foi o seu Zezão.


Lição nº 01 – Encontre um motivo maior que seu produto para atrair o seu público

Paisagem da trilha Cachoeira da Conceição dos Gatos no Vale do Capão - Chapada Diamantina (BA). Vista do alto de uma cascata: pedras, topos de árvore e céu azul.

Trilha Cachoeira da Conceição dos Gatos no Vale do Capão

O negócio do seu Zezão fica na porta de entrada para uma das trilhas apaixonantes do Vale do Capão. É um espetáculo a parte que fica no seu terreno. É por conta dela que o cliente é atraído para a sua loja. Ele cobra R$5,00 para ir a trilha, mas até então você acha que vai desembolsar só isso mesmo. Você veio pela aventura, quase que um chamado da natureza. Concordamos que aventura > que grãos de café, não é mesmo?


Lição nº 02 – Seu cliente tem 5 sentidos, explore o máximo que puder e converta em vendas.


Com o som da risada e da simpatia, ele te atrai para os tipos de conversa mais triviais possíveis antes de fazer a trilha. Já rola uma conexão. Depois que você retorna, ele te conquista pelo cheiro. Um cheiro de rapadura, mas que na verdade é do café que acabou de ser torrado ali mesmo, enquanto você estava na trilha. Arremata a experiência pelo paladar com a provinha grátis. Mas o espetáculo acontece mesmo quando ele te oferece para moer o seu próprio cafezinho que depois será ensacado. Você ainda nem se comprometeu em levar nada, mas você já tem uma história para contar quando chegar em casa e sua memória afetiva já bateu 100pts.

Ensaio fotográfico de homem, produtor de café orgânico no Vale do Capão - Chapada Diamantina (BA), sorrindo a luz do dia em sua loja simples, mas com lições de marketing e experiência de consumo

Seu Zezão – Produtor de Café do Vale do Capão – Chapada Diamantina (BA)

Lição 03 – Embale seu produto com histórias envolventes, faça o cliente sentir que conhece profundamente o que está consumindo.

Ensaio fotográfico de mulher, produtora de café orgânico no Vale do Capão - Chapada Diamantina (BA), sorrindo a luz do dia em sua loja simples, mas com lições de marketing e experiência de consumo

Dona Zenaide – Produtora de Café do Vale do Capão – Chapada Diamantina (BA)

Dona Zenaide, sua sócia nesse mercado complexo do café artesanal, é esperta e aproveita para te contar ao redor da mesa que o café é orgânico, colhido no próprio Capão e que seu Zezão vai buscar pessoalmente às 4h da manhã todos os dias. Dona Zenaide entende de marketing de conteúdo na veia. Além dessa preciosa informação, os dois contam as histórias de quando eram crianças e os pais já trabalhavam com o café e, finalizam, dando risada dos clientes (neste momento quase amigos íntimos do casal) que não têm jeito de manejar o pilão. Deixa comigo, minha jovem.

Ensaio fotográfico de casal, produtores de café orgânico no Vale do Capão - Chapada Diamantina (BA), sorrindo a luz do dia em sua loja simples, mas com lições de marketing e experiência de consumo

Backstage do ensaio fotográfico com Seu Zezão e Dona Zenaide que produzem café orgânico no Vale do Capão – Chapada Diamantina (BA)

Voltei dessa viagem encantada pela jornada de consumo que experimentei com pessoas tão simples, mas que são verdadeiros empreendedores. Mas o melhor de tudo é que o café que trouxe de lá já tem gosto de memória.

Texto publicado originalmente no LinkedIN

 
bottom of page